Falta de Libido, o que fazer.

O QUE CAUSA?

A falta de libido feminina pode ser causada por diversos fatores, que podem ter origem física ou psicológica, tais como: Idade; Estado de saúde; Parceiro muito exigente; Problemas conjugais; Monotonia entre o casal; Problemas financeiros; Disfunções hormonais; Uso de medicamentos hormonais, calmantes, antidepressivos, anticoncepcionais, anti-hipertensivos; Pós-parto; Depressão; Ansiedade; Estresse.

Se a mulher estiver bem de saúde, a principal causa da falta de apetite sexual geralmente é o estresse. A falta de libido na mulher também é bastante acentuada no período pós-parto, podendo se estender para até 1 ano depois do parto.

A causa da falta de desejo nesse caso está relacionada com fatores físicos e psicológicos.

A parte física está relacionada com a amamentação, fase em que ocorre uma grande produção do hormônio prolactina.

Já o lado psicológico tem a ver com a responsabilidade que a mulher assume de preservar a vida do filho e cuidar das necessidades básicas do bebê.

O avançar da idade também contribui para a diminuição do apetite sexual, uma vez que a partir dos 35 anos a produção de hormônios femininos diminui e há uma tendência para ter menos libido.

O QUE FAZER?

O que fazer combater a falta de libido? Se a causa da falta de desejo for o estresse, é recomendável fazer terapias ou atividades que ajudam a desligar dos problemas, como massagens, atividade física, hobbies.

A terapia de casal também pode ajudar a resolver o problema se este estiver relacionado com falta de comunicação, falta de intimidade ou outras questões conjugais.

Em todo caso, a primeira coisa a fazer em caso de falta de libido é consultar o médico ginecologista para saber se está tudo bem com a sua saúde.

Se a saúde estiver em ordem, procure um sexólogo para iniciar uma terapia sexual.

Dra. Priscila Nascimento Prebianca
CRM/SC nº 19100
RQE: 1491

Please follow and like us:
error
Leave a reply