Exercícios físicos na Gestação pode ser feito?

Exercícios físicos durante a gravidez são essenciais para o bem-estar e a saúde da mãe. Entre os benefícios está o controle do ganho de peso e o relaxamento do corpo e da mente.

Praticar exercícios físicos durante a gestação também traz benefícios no pós-parto, já que melhora a circulação sanguínea, evitando os incômodos inchaços, e permitindo retorno mais rápido às atividades cotidianas.

Apesar dos benefícios, é preciso ter certeza do bom condicionamento físico antes de partir para a academia. Se a grávida pratica musculação há anos e foi liberada pelo médico, não há motivo para optar pelo pilates, por exemplo.

O ideal é que ela pratique uma atividade prazerosa, com a qual seu organismo já está acostumado, durante no máximo 30 minutos por dia, 5x por semana. Gestantes que nunca praticaram nenhum tipo de exercício físico devem começar aos poucos.

Podem fazer atividades aeróbicas, como pedalar e caminhar, mas também recomendo a musculação, que vai trabalhar os músculos mais exigidos pela gravidez, melhorando a postura e diminuindo dores nas costas.

Mas sempre com autorização da sua Obstetra, pois há casos que os exercícios físicos são contraindicados.

Dra. Priscila Nascimento Prebianca
CRM/SC nº 19100
RQE: 1491

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