Aparelho Removivel

APARELHO ORTODÔNTICO REMOVÍVEL

APARELHO ORTODÔNTICO REMOVÍVEL Esse aparelho tem como função promover pequenas movimentações dos dentes, expandindo o arco e diminuindo espaços dentários, por exemplo.

Principais vantagens: evita com que os dentes voltem a ficar desalinhados, de forma que toda a estrutura bucal se reorganize e o processo de limpeza se torna mais fácil.

Tal como o nome sugere, este tipo de aparelho pode ser retirado da boca, o que normalmente só acontece nas refeições e na escovagem dentária.

O aparelho ortodôntico removível é constituído por duas partes, uma parte em acrílico que pode ter várias cores e que no caso do maxilar superior preenche o palato (“aparelho no céu da boca”), e uma parte em metal, ou seja, arcos e ganchos em arame que se fixam a esse acrílico e que servem de fixação do aparelho aos dentes, para além de os procurar “guiar” para a posição correta.

Estes tipos de aparelhos podem ainda ser compostos por outras peças, nomeadamente molas que exercem o seu efeito a um nível mais individualizado (num só dente ou num conjunto limitado de dentes), e ainda parafusos expansores que normalmente são colocados a meio do acrílico, com a intenção de poder fazer uma expansão ou alargamento do maxilar em largura, de modo a conseguir-se ganhar algum espaço para o posicionamento dos dentes apinhados por falta desse mesmo espaço.

Contudo, este aparelho ortodôntico expansor baseado em parafusos que se vão “apertando” causando a expansão do maxilar, também pode ser colocado de forma fixa apoiado em bandas metálicas cimentadas nos dentes posteriores.

É um aparelho mais barato, mais simples e convencional, mas que não permite suportar forças muito elevadas na movimentação dos dentes, e como tal indicado apenas em crianças onde não se pretenda uma ação muito “agressiva”, implicando assim um menor desconforto, embora possa existir inicialmente um maior incómodo por ocupar mais espaço dentro da boca, incluindo alteração na fonética, mas que tende a diminuir com o tempo.

Este aparelho é, portanto, indicado para corrigir situações de anomalias da posição dentária menos acentuadas e tem custos de manutenção mais baixos.

× Converse conosco